banner

light novel rebeliao

ANIMAÇÃO: O CONGRESSO FUTURISTA - filme.

O CONGRESSO FUTURISTA


Tipo: Animação e filme ao mesmo tempo
Nota: «««««
Gênero: Ficção e Drama

Sobre a história:


A história se passa em um era de tecnologia cinematográfica avançada, onde os estúdios de cinema oferecem um valor alto para escanear os atores (sua aparência, expressões, sentimentos) tornando-os eternos.

Quando um ator aceita ser escaneado, ele perde grande parte do direito sobre sua imagem e como ela será usada. Perde a escolha de fazer ou não um personagem. A imagem do ator passa a ser de direito dos estúdios.

Aos poucos além dos atores as pessoas comuns passam a ter a escolha de serem escaneados e viver em um mundo alternativo, onde a realidade é formada pela fantasia. Aparentemente este mundo alternativo é um tipo de ilusão como a causada por drogas e a pessoa fica presa neste mundo como escrava das loucuras que ocorrem nele.

É um firme bem difícil de compreender de fato. Acho que cada pessoa pode desenvolver um ponto de vista diferente sobre a "mensagem" enviada através do filme. E esta liberdade é ótima! Eu mesma procurei algumas visões de outros espectadores para entender melhor, e no fim, criei o meu próprio ponto de vista sobre a história.

Meu ponto de vista:



Creio ser uma crítica as animações que estão cada dia mais reais e que podem no futuro tirar o emprego de muitos atores, pois não se paga para personagens fictícios atuarem. E o aumento na tecnologia aos poucos torna menos necessário designer gráficos, afinal, a animação está se tornando cada dia mais fácil de se fazer e aprender o que faz com que o designer não seja valorizado e até mesmo não se pague um salário justo pelo seu trabalho. Acho que a base da crítica é esta. 



Também acho que pode ter um pequeno "dedo" sobre o poder entorpecente que as drogas tem sobre a mente humana e uma amostra do porque são tão tentadoras para algumas pessoas experimenta-las. Assim como mostra uma aparente decadência daqueles que passam a usá-las, lembra bastante a cena de reunião de drogados vagando sem rumo nas ruas das grandes cidades.

Mas é difícil explicar, só você assistindo e tirando suas próprias conclusões.


Beijos e até as próximas resenhas.

Comentários